domingo, 16 de março de 2008

No último dia 19 de fevereiro foi criada judicialmente a APAC de Rio Piracicaba em uma assembléia realizada no Forum local. Compareceram diversos segmentos da sociedade civil de Rio Piracicaba e de Bela Vista. A assembléia foi presidida pelo juiz da Comarca, Dr. Afrânio José Fonseca Nardy, e nela ficou definido os nomes das pessoas para comporem a primeira diretoria da APAC de Rio Piracicaba.
O próximo passo para a construção da APAC de Rio Piracicaba é a realização de um seminário para a comunidade, com data prevista para 08 de abril.

O que é APAC?
APAC é um método prisional criado na década de 70 no Brasil e que já está implantado em mais de vinte países. Em nossa região a vizinha cidade de Santa Bárbara já tem uma unidade implantada há seis anos. No sistema APAC o presidiário cumpre sua pena trabalhando e não tem nenhuma regalia ou beneficio que não teria no sistema convencional, pelo contrario, o detento tem que ter um comportamento exemplar, seguir uma disciplina rigorosa e demonstrar realmente que está disposto a se reeducar e reintegrar-se à sociedade.

O que a sociedade ganha com uma APAC?
Além de economia para os cofres públicos é fato que um dos grandes geradores de violência social é a forma desumana como presidiários são tratados, o que, de modo geral, os torna ainda mais propensos a cometerem novos crimes após cumprirem pena. E como é fato que a maioria das pessoas que cometem crimes voltam ao convívio social a lógica dessa situação é que a sociedade troca um criminoso por um cidadão de bem a cada detento que cumpre pena em uma APAC ao invés de em uma cadeia comum.

Santa Bárbara e APAC.
Em Santa Bárbara foi criada uma APAC a seis anos. A cidade tem características parecidas com Rio Piracicaba e está bem à frente em termos de desenvolvimento social, a APAC é um exemplo disso. A unidade da cidade é de pequeno porte, abriga dezenove detentos e tem total apoio e colaboração da prefeitura local e da população em geral.
O risco de um presídio em Rio Piracicaba.
Embora não seja oficial há especulações sobre a construção de um presídio regional em uma das cidades do médio Piracicaba. Após a tragédia aconteciada na cidade o risco de que o presídio seja construido aqui é real. Caso isso aconteça a população sofrera as conseqüências de conviver com os riscos permanentes que um presídio traz, alem de outros inúmeros problemas, como a fama negativa que isso traz junto. A construção de uma APAC seria uma forma imediata de afastar esse risco, caso construa-se uma APAC inviabiliza-se a construção de presídio.

Nenhum comentário: