domingo, 6 de novembro de 2011

Ensaio- A busca e o encontro da felicidade-Palavras para reflexão

A busca e o encontro da felicidade-Palavras para reflexão

Buscamos e nascemos para a felicidade, embora às vezes nem saibamos o que é isso. Estar de bem conosco, em paz interior, sem medo ou ansiedade com relação ao futuro, é talvez o que devamos considerar felicidade. Refletindo que o ser humano, desde o inicio das eras, traz em si a idéia de algo maior, de Deus, entenderemos que precisamos estar em harmonia com esse algo para estarmos bem conosco, felizes, fortes e seguros com relação ao futuro, o que às vezes nosso orgulho, vaidade ou cegueira não nos deixa perceber. Deus é incompreensível para a inteligência humana, daí a necessidade da fé para amenizar a angustia de aceitar o que não compreendemos. Porque temos consciência da morte e do inevitável encontro para um ajuste de contas. E talvez o verdadeiro objetivo da nossa vida terrena seja a preparação para esse ajuste, assim como o medo de não estar preparado seja o motivo inconsciente da falta de felicidade.
O que então precisamos é buscar compreender, aceitar e ter coragem de fazer a vontade de Deus em nossas vidas, entrando assim em harmonia com “Ele”. Para isso precisamos ter sabedoria porque podemos nos enganar fazendo nossa própria vontade, podemos ser conduzidos ao engano ou acreditar em pessoas que estão também enganadas.
Disse Santo Agostinho, filosofo do séc. 03: “A compreensão é a recompensa da fé” e “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. E lembremos ou procuremos conhecer a parábola do bom Samaritano e o Evangelho Mt 25,31-46 quando Cristo nos ensina a reparar à nossa volta as obras de nosso caminho. Muitas vezes saímos em busca de fazer “a vontade de Deus” e não reparamos que estamos deixando de lado as obras que “Ele” coloca em nosso caminho no dia a dia. È importante saber que, às vezes, precisamos reconhecer nossos desacertos e recomeçar, mudar de caminhos, de condutas, e só os verdadeiramente humildes conseguem ver os próprios erros e serem fortes mudando a si mesmos quantas vezes forem precisas.
Assim, a união da fé, paciência, humildade verdadeira, oração e obras pequenas ou grandes talvez seja um dos melhores caminhos para sermos verdadeiramente felizes.


Roberto C. G. Nascimento (Betão).
Jornalista Reg. Profissional
MTB 013756/MG
(031) 86090549
robnasjornalista@yahoo.com.br
redepaginas@gmail.com

Nenhum comentário: